Quanto custa uma consulta de Psiquiatria?

Esse é um dos principais questionamentos que recebemos todos os dias nos nossos canais de comunicação. Uma pergunta absolutamente normal e nada indiscreta.
No entanto, por ética médica, todo o profissional sério e comprometido com o exercício regular da medicina irá orientar o paciente para que ele faça uma consulta,  jamais deve levar em conta apenas o fator financeiro.
Ao realizar um tratamento psiquiátrico o paciente está colocando suas emoções, sentimentos e intimidade sobre o cuidado do médico que o realizará. É justamente por isso que a decisão sobre a realização de um tratamento não deve ser influenciada apenas pelo fator preço. É preciso que o paciente sinta segurança e confiança no médico observando seus conhecimentos e a responsabilidade com que trata seus sentimentos. Para se tornar um psiquiatra o médico precisa fazer residência em psiquiatra, que geralmente tem duração de 03 anos, e para se tornar um psicanalista, uma especialização que geralmente tem duração de outros 03 anos onde irá se tornar capacitado e treinado para as particularidades da especialidade. É um caminho longo a ser percorrido e que ainda exige uma atualização constante, e é justamente essa bagagem de conhecimento e experiência que irão fazer com que o médico lhe transmita confiança.
O código de ética médica proíbe que os médicos divulguem seus serviços através de preços ou promessas de resultados específicos. Não estamos falando de um produto que se pega na prateleira ou de um serviço simples que não traga consequências diretas para a vida das pessoas. Todo este cuidado tem por objetivo garantir uma experiência emocional impar, que possibilite uma expansão mental.

Mas voltando a falar de preço, já que este é o tópico do nosso post, ele pode sim variar de um médico para outro. O que compõe o valor de uma consulta é o tempo dedicado ao atendimento do paciente, o ambiente de atendimento, o respeito com os horários e agenda e a supervisão dos atendimentos em equipe.

No entanto, ressaltamos sempre que confiança e segurança não tem preço e recomendamos que sempre se consulte com um especialista.

Segundo Freud não tem nada mais caro que a doença.

Agende sua consulta

Conte-nos sua experiência e comente se este artigo foi útil para você.

WordPress spam blocked by CleanTalk.