Dicas para o uso da internet

Não há como negar que atualmente a internet está presente em nossas vidas praticamente 100% do tempo. As redes sociais mudaram completamente as relações interpessoais, a informação tornou-se mais democrática e rápida e tudo tornou-se instantâneo: o mundo inteiro cabe em um smartphone na palma da sua mão. No entanto, é preciso cuidado para usar esta tecnologia de forma saudável. Como sabemos, o uso excessivo de tablets, computadores, celulares e videogames podem gerar uma série de problemas ao ser humano, tanto na parte física quanto na mental. Para facilitar um pouco, separamos algumas dicas para você ter um bom relacionamento com a internet, sem prejudicar sua saúde. Confira:

​1. Não acorde direto na Internet: O mais indicado é realizar algumas atividades cotidianas antes de checar as primeiras notificações. Isso é uma forma de preparo físico, mental e emocional para o que lhe aguarda na rede.

2. Não faça refeições junto com a Internet:  Desligue os aparelhos e aprecie a comida como uma forma de se regenerar, mental e fisicamente. Se você passa o dia dentro de algum lugar, leve seu almoço para fora. Aprecie a companhia de outras pessoas, ou aproveite o momento para sentir como alguns minutos de silêncio podem ser bons. Isso servirá como um descanso para a sua mente.

3. Respire:   A internet costuma gerar um círculo vicioso em que o usuário pula de uma página a outra e, quando percebe, está num local desconhecido da rede, sem saber ao menos como e por quê chegou lá. Desta forma, a distração é tanta que nos esquecemos do básico que é respirar. Portanto, dê pausas, respire profundamente e faça exercícios respiratórios. Isso pode ajudar a retomar o foco e navegar de forma mais saudável.

4. Desligue todas as notificações que ameaçam lhe interromper ou distrair: Mentalmente, tendemos a responder às notificações com uma impulsão imediata e esse é um hábito ruim que gera distração e perda de foco. Desligá-las em momentos que exigem concentração, como reuniões, é um passo para viver os momentos de forma concreta.

5. Desligue seus aparelhos quando estiver com seus amigos: Além de desligar, abaixe a tela de seu laptop quando estiver falando com alguém. Se você precisa atender uma ligação ou responder uma mensagem de texto, deixe isso claro de forma educada.Evite pegar seu aparelho de forma sorrateira e ficar olhando de canto de olho para a tela enquanto finge que ainda dá sinais de prestar atenção. Isso é grosseiro e pode causar uma má impressão e até o afastamento de seus amigos.

6. Faça uma única coisa por vez:  Se for para escrever um e-mail, escreva-o de uma vez. Se for para ler um artigo, devore-o. Se uma tarefa não pode ser completada em uma temporada na frente do computador, pelo menos trabalhe um bom tempo suficiente nela, sem nenhuma interrupção. Resista à tentação do mito do multitarefa. você pode se embaralhar e perder o foco.

7. Não responda imediatamente: a internet acelerou o tempo social, você pode as vezes se sentir pressionado a tomar uma decisão após uma notificação, de um tempo, reflita, deixe a decisão aguardar uma noite de sono.

8. Não vá para a cama com a Internet: Assim como já acordar checando as notificações pode ser prejudicial, navegar no momento de dormir também não é aconselhável. O melhor é desconectar-se e relaxar, isso ajuda na qualidade do seu sono e na sua produtividade do dia seguinte.

Conte-nos sua experiência e comente se este artigo foi útil para você.

WordPress spam blocked by CleanTalk.